Monday, November 15, 2004

Entrevista com o Vampiro...

Faz muito tempo que não assisto "Entrevista com o vampiro" de Neil Jordan. Mas a cada vez que assisto, sempre me surpreendo com detalhes que não tinha percebido antes.

Por exemplo, o filme é narrado como se fosse a história de um vampiro imortal, dono de uma alma humana e mortal, cheio de paixões, próprio de nossa natureza humana e transitória.

No entanto, existem várias mensagens subliminares neste filme que nunca havia pensado.

Por exemplo, há alusões claras à abuso contra crianças neste filme. A vampirinha Claudia, é apenas uma criança quando é mordida por Louis e tranformada em vampira por Lestat. Uma criança é mais facilmente manipulada do que um adulto. Por que logo uma menina tão jovem? E a paixão de Claudia por Louis? Complexo de Electra? E a fixação de Louis por Claudia?

No desenrolar do filme, Louis e Claudia vão para Paris e encontram Armand, um vampiro secular que havia conhecido Lestat. Armand apresenta um menino para Louis e Claudia cujo braço está repleto de marcas de mordidas. Um menino que é usado como presa. Armand oferece o braço do menino a Louis que ao mordê-lo, pára, pois percebe algo de estranho no menino.
Por que um menino, logo um menino, é a presa dos vampiros parisienses? Por que não um adulto? Será que a mensagem do filme é que a infância em qualquer lugar está sendo vampirizada pelo mundo dos adultos?

É algo a se pensar...

Beijos,
Lucy Lovely

No comments: